GIVE JOANNA JOHNSTON AN OSCAR PLEASE



Joanna Johnston, é a Artista responsável pelos Figurinos do arrebatador filme Aliados, de Robert Zemeckis, com Marion Cotillard e Brad Pitt.
O briefing para os looks deste filme, era de glamour e elegância, dentro do imaginário romântico e chique dos anos 40.
Marianne Beausejour, personagem fabulosamente interpretada por Marion Cotillard, e Max Vatan, a personagem de Brad Pitt, vivem 2 momentos distintos durante o filme a nível de Styling. O primeiro momento em CasablancaMarianne, uma francesa popular, chique e de um bom gosto arrojado, sobressai nas festas de uma elite a que muito poucos têm acesso, mas também  pela sua beleza, pela sua escolha de maquilhagem e cabelos, mas principalmente pelo seu Styling. Marianne, recorda-nos o imaginário dos anos dourados de Hollywood. Um Hollywood antigo, que encantou e fez sonhar tantas gerações.

Este vestido verde, é provavelmente um dos mais bonitos de sempre da história do Cinema. Achei curioso ser novamente um vestido verde, como há uns anos atrás o foi, o vestido de Keira Knightley no filme Expiação, criado por outra grande figurinista, Jacqueline Durran, considerado o vestido da década, e na altura também como um dos mais bonitos de sempre. 

Joanna Johnston, queria que o vestido tivesse um ar "líquido" mas estruturado, e ainda pensou em colocar uma flor, mas ficou encantada com estas penas brilhantes, que foram maravilhosamente bordadas à mão. A sua inspiração relativamente à escolha da cor teve vários motivos, queria um tom pálido, que ficasse bem na atriz, que coordenasse bem com o smoking do Brad Pitt e como a cena, era suposta acabar na água, que também tivesse a ver com a cor do mar. 

Sejam quais tenham sido as inspirações da sua criadora, a sua mestria suplantou com certeza a sua própria imaginação. O look mais glamouroso do filme, e mais uma vez em verde, ficará para a história do Cinema, e da Moda no Cinema. Este vestido verde irá inspirar e influenciar gerações de amantes do saber vestir, do saber fazer. Savoir faire.


Outro look com um imenso impacto no filme, é este vestido branco em shantung de seda, com saia plissada em tons de azul. Muito parisiense e de uma construção dificílima. É depois de verde, o meu preferido. É o vestido que mais me faz lembrar as minhas queridas avós, a Lity e a Nônõ. Vejo-as perfeitamente com ele, porque tenho fotografias delas em vestidos muito semelhantes. Muito diferentes, mas as duas de uma enorme beleza e elegância, e com um sentido de estilo muito apurado, são sem dúvida, as minhas maiores inspirações e referências.

O chapéu, foi modificado do desenho original, optou-se por fazer um modelo mais pequeno.





Joanna Johnston, estreou-se como figurinista assistente no filme África Minha de Sydney Pollack em 1985. São 31 filmes para os quais desenvolveu e criou Figurinos. Missão Impossível, Munique, Cast Away, Saving private Ryan, Forrest Gump, Indiana Jones, Lincoln e Roger Rabbit são alguns deles.


Os tons do deserto, assim como a cor dos olhos de Brad Pitt, Max Vatan, influenciaram as escolhas dos padrões, texturas dos tecidos e cores para os seus looks.

Para mim, as grandes referências visuais da primeira parte do filme, são o icónico filme Casablanca (1945) de Michael Curtiz, com Ingrid Bergman e Humphrey Bogart e do filme O Paciente Inglês (1997) de Anthony Minghella, com Ralph Fiennes e Kristin Scott Thomas. E de facto foram referências fundamentais no estudo dos figurinos. Mas as 3 actrizes que influenciaram o moodboard do Styling de Aliados foram Lauren Bacall, Bette Davies e Katherine Hepburn. Johnson estudou os seus filmes de época para se inspirar e tirar referências.

Durante as filmagens, Joanna ia falando sobre as suas ideias, mostrando ilustrações dos figurinos, consultando os dois actores relativamente à sua pesquisa, e sente-se uma pessoa de sorte porque tanto Marion Cotillard, como Brad Pitt, alinharam a 100% com as suas ideias.







O look sexy, romântico e perfeito para Marianne Beausejour / Marion Coutilard seduzir Max Vatan / Brad Pitt numa noite quente, num telhado em Casablanca.





O maravilhoso vestido roxo, com um design arrojado, estruturado, sexy e elegante, criado a partir de uma seda italiana brilhante, e com uma aplicação prateada no lado esquerdo.  



O vestido fluído em azul marinho e branco, um look casual, bonito, fresco e elegante.
Farda inglesa, usada por oficiais na Segunda Guerra Mundial, ficavam realmente muito bonitos e elegantes, embora os materiais utilizados fossem pesados.




O segundo momento de Styling do filme, é passado em Inglaterra, e portanto todo o glamour desaparece, e dá lugar a um look countryside, um mood britânico, num pais em guerra, mas também já com a vertente de família. Fazendas e malhas, xadrêz e tons neutros, embora com alguns apontamentos de cor, predominam nesta última fase do filme.

Embora Joanna goste mais de criar o design dos looks das suas personagens, ao longo dos anos também adquiriu muitas peças vintage, que podem servir apenas de inspiração, ou até fazerem parte de coordenados de personagens secundárias. O seu spot vintage preferido de sempre é a Feira de Portobello em Londres.


Allied, é um filme à antiga, com um bom argumento, com uma boa realização, com bons actores, e com um Figurino absolutamente brilhante. É um filme imperdível.










Mensagens populares