RICORDO DI VENEZIA / SOUVENIRS de D.MARIA PIA


O Palácio Nacional da Ajuda tem patente até dia 20 de Janeiro de 2016, uma exposição absolutamente imperdível, Ricordo di Venezia, Vidros de Murano da Casa Real Portuguesa
Esta mostra, comissariado por Maria João Botelho Moniz Burnay, Conservadora da coleção de vidros do Palácio, apresenta alguns souvenires e não só, comprados em Veneza na mundialmente conhecida e reconhecida loja Salviati, pela própria rainha D. Maria Pia, em ocasião de suas viagens pela Europa. Durante a segunda metade do século XIX, fez 13, visitando sempre a sua Itália e muitas vezes também Veneza.

Estas peças maravilhosas, têm toda uma história fascinante, cheia de nuances e pormenores, que pode ouvir em primeira mão, pela própria Maria João Burnay, uma vez que é possível marcar visitas guiadas, e assim também ter acesso ao enquadramento histórico. O espólio de vidros da Ajuda, engloba 13 000 objetos, o núcleo de vidros de Murano, incorpora 600 peças, para a exposição foram selecionados exemplares interessantíssimos, como por exemplo objectos com dragões, com golfinhos, com filigrana, flores, entre outros, alguns com um design extremamente actual e em tons deliciosos.

Uma exposição de extremo bom gosto, delicada, requintada e inteligente, a não perder, se adora história, arte e cultura.





































Mensagens populares